Carregando a página...

Saiba mais sobre o ATIP

Saiba mais sobre o ATIP 5 minutos de leitura

Se você é uma das pessoas que acabou de ter sua solicitação de visto canadense recusada, sabe que isso pode ser uma das experiências mais frustrantes da sua vida. Os planos de viagem vão por água abaixo.

Saiba mais sobre o ATIP

E para uma incompreensão, o Citizenship and Immigration Canada - CIC (Departamento de Cidadania e Imigração do Canadá) envia um formulário que fornece apenas uma vaga referência à crença de que o oficial que avaliou sua solicitação visto, se convenceu de que "você não deixaria o Canadá no final da sua estadia".

A melhor maneira de se obter essas informações, é fazer um pedido do Access to Information and Privacy - ATIP (Acesso à Informação e Privacidade) ao CIC.

Algumas causas de rejeisão de vistos

Declaração falsa

Alguns casos de falsas declarações são originários de solicitantes, quer fazendo uma leitura incorreta de uma pergunta, omitido itens de informações de um formulário ou mal-entendido as instruções para preencher um formulário. Embora o termo da palavra "misrepresentation" possa parecer implicar uma tentativa deliberada por parte do requerente de ocultar ou distorcer certas informações, isso nem sempre é o caso. Alguns casos de falsas declarações são acidentais e evitáveis. O resultado desta transgressão muitas vezes é a recusa de um visto.

Falta de documentos

Para cada tipo de solicitação e perfil são exigidos determinados documentos. Muitas vezes os solicitantes enviam seus pedidos para o CIC sem seguir seu checklist. O que muitas vezes se resulta em um visto negado.

Mencionamos que é importantíssimo apresentar o maior número de documentos possíveis na solicitação. Entre eles podemos citar, carta de intensão, carta de patrocinador (se aplicável), carta de empregador (se aplicável) entre outros.

Reconsiderações

Alguns oficiais que avaliam solicitações também podem cometer erros. Pois é possível que eles possam interpretar mal a lei e recusar uma solicitação por motivos injustificados.

Access to Information and Privacy – ATIP

Se você quiser ter alguma esperança de que uma segunda solicitação seja aprovada, será fundamental que você saiba que evidência, ou falta dela, influenciou o oficial acreditar que você não iria retornar para o país de origem caso o seu visto fosse aprovado.

Ao saber os reais motivos, você estará em condições de fornecer "novas informações significativas" na sua próxima solicitação, na esperança de obter a aprovação do visto. Ao satisfazer as preocupações subjacentes reveladas nas notas ocultas dos oficiais, você poderá reduzir as chances de uma segunda recusa.

A melhor maneira de obter essa informação é fazer o pedido do ATIP ao CIC. Esse documento apresentará detalhe(s) que levou(aram) o oficial que avaliou sua solicitação negar o pedido. Com essas informações em mãos, você terá mais chances de obter sucesso em uma nova solicitação.

Como solicitar o ATIP

Somente um cidadão canadense, residente permanente ou um indivíduo ou corporação fisicamente presente no Canadá pode solicitar o ATIP. Se você pretende solicitar o ATIP, entre em contato conosco. Temos parceiros no Canadá que executam esse trabalho para nós. Preencha o formulário abaixo e nos conte mais a respeito da sua solicitação.